Aos fãs de tecnologia e afins, novidades sobre como a ANATEL irá medir a qualidade de banda larga no Brasil começam a surgir, abaixo deixo uma matéria sobre o assunto...
Há alguns pré-requisitos para que o usuário seja considerado válido para o programa: ele precisa ter uma conexão de banda larga de uma das operadoras avaliadas (Oi, NET, Telefônica/Vivo, Telefônica Data, Ajato, GVT, CTBC, Embratel, Sercomtel e Cabo Telecom), usar um roteador para se conectar ao serviço, ter uma tomada adicional próxima ao roteador e não ser funcionário de nenhuma das empresas avaliadas. Pessoas jurídicas também podem se inscrever para avaliar os serviços.
Caso você preencha esses requisitos, a inscrição pode ser feita nesse link. O equipamento, chamado Whitebox, é fornecido pelo EAQ – Entidade Aferidora de Qualidade da Banda Larga – e trata-se de um roteador TP-Link adaptado especificamente para esse fim. Ele será o responsável por medir a qualidade da conexão sempre que ela estiver ociosa e enviar os dados automaticamente para a Anatel.
A agência também garante que a navegação não será afetada e que “em nenhuma hipótese serão coletadas informações trafegadas pelos voluntários”, o que deve acalmar os doidos por teorias da conspiração. Ao todo a agência selecionará 12.091 usuários de banda larga, grande quantidade deles (2.135) serão do estado de São Paulo e para os que forem escolhidos, a EAQ também enviará um relatório mensal com a qualidade da conexão. Não foi divulgada uma data para o início do programa, mas como a Anatel espera ter relatórios já em novembro, é bem provável que ele comece um mês antes, em outubro.
As demais dúvidas foram sanadas nesse FAQ completo disponibilizado pela agência, que também criou essa página no Facebook para divulgar mais detalhes. E se você deseja conferir a sua conexão, acesse o site Brasil Banda Larga (disponível neste link) e então pressione o botão “Faça seu teste agora”. A análise leva alguns minutos e mostra as velocidades obtidas no envio e no recebimento dos pacotes de dados. Parece que a ANATEL finalmente se posicionou na batalha entres as teles.
Leia mais em:

0 comentários:
Postar um comentário